Quase 13 milhões de eleitores do Rio de Janeiro vão às urnas neste domingo (25) para o segundo turno da eleição presidencial. Em Itaguaí, na Região Metropolitana, os eleitores também escolherão o prefeito em uma eleição suplementar.
A votação ocorre das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Quem estiver na fila até o encerramento terá o direito de votar. O transporte público será gratuito das 6h às 20h em ônibus, trens, metrô, VLT e barcas.
O eleitor que não compareceu ao primeiro turno pode votar normalmente nesta etapa, já que cada turno é considerado uma eleição independente. O TRE-RJ recomenda conferir previamente o local de votação.
Uma mudança de endereço afeta cerca de 1,8 mil eleitores da 188ª Zona Eleitoral, em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio. As seções 123 a 127 foram transferidas da unidade da Rede de Ensino EEEPV, na Rua Muaná, para outro endereço da instituição, na Rua Irapuá, em Penha Circular.
Em Itaguaí, 100.477 eleitores estão aptos a participar da disputa municipal. Concorrem Haroldinho (PDT), prefeito interino, Luciano Mota (PT), Marcelo Cunha (Democrata) e Kelaine Goulart (Novo), que disputa a eleição sub judice. O vencedor ficará no cargo até dezembro de 2028.
A eleição suplementar foi convocada após a Justiça Eleitoral barrar a candidatura de Doutor Rubão, vencedor da eleição municipal de 2024. Segundo o TSE, a eventual posse configuraria um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido pela Constituição.
O segundo turno para o governo estadual não ocorrerá. Após a anulação dos votos de Anthony Garotinho, o TRE-RJ confirmou Douglas Ruas (PL) como governador eleito no primeiro turno, mas o partido de Eduardo Paes apresentou uma ação no Supremo Tribunal Federal para tentar reverter a decisão.
Fonte: g1