O Ceará tem 6.996.521 eleitores aptos a votar neste domingo (25), no segundo turno da eleição para presidente da República. Os eleitores do estado escolhem entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL).
O número é 1.973 menor que o registrado no primeiro turno, quando 6.998.494 eleitores estavam habilitados. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a diferença está relacionada às Transferências Temporárias de Eleitor (TTE), que permitem votar em seção diferente da original em um pleito específico.
No Ceará, a eleição para governador foi definida no primeiro turno, com a reeleição de Elmano de Freitas (PT). Por isso, neste domingo, os eleitores cearenses votam apenas para presidente.
O eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. O título de eleitor em papel não é obrigatório, e o aplicativo e-Título pode ser usado quando exibir a fotografia do usuário.
Quem não compareceu ao primeiro turno pode votar normalmente no segundo, desde que o título esteja regular. A ausência na primeira votação, por si só, não cancela o documento.
O TRE-CE informou que sete locais de votação foram alterados entre os turnos, em Aracati, Fortaleza, Jardim, Palmácia, Quixadá, Quixeramobim e Santana do Cariri. A Justiça Eleitoral recomenda consultar o local atualizado pelo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral ou pelo WhatsApp do TRE-CE.
No primeiro turno, o Ceará registrou abstenção de 15,53%, a menor do país, segundo os dados eleitorais citados na reportagem. Lula obteve 63,29% dos votos no estado, enquanto Flávio Bolsonaro alcançou 31,27%.
Fonte: g1 Ceará