O músico Oswaldinho do Acordeon morreu aos 72 anos neste domingo (25), segundo informações divulgadas por amigos nas redes sociais. A causa da morte não foi informada.
Reconhecido como um dos principais instrumentistas da música nordestina, Oswaldinho combinou o forró com elementos de jazz, blues, rock e música erudita. O cantor e compositor Chico César lamentou a morte do sanfoneiro em uma publicação nas redes sociais.
Nascido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Oswaldo de Almeida e Silva era filho do sanfoneiro baiano Pedro Sertanejo. Ainda criança, aprendeu a tocar sanfona e conviveu com nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca, frequentadores da casa do pai.
Oswaldinho iniciou a carreira fonográfica aos 9 anos, ao participar de um disco de Pedro Sertanejo. Aos 12, lançou o primeiro single e, ao longo de cerca de seis décadas de trajetória, tornou-se referência pela técnica e pela exploração de diferentes efeitos no acordeom.
Entre os primeiros álbuns estão “Fantástico Oswaldo Silva” (1973), “Só quero um xodó” (1974) e “Oswaldinho” (1975). O disco “Forró in concert”, lançado em 1981, ampliou sua projeção e abriu espaço para apresentações em festivais europeus.
Em 2004, o sanfoneiro participou com Dominguinhos e Sivuca do álbum “Cada um belisca um pouco”. Trabalhos como “Asa branca blues” (2002) e “Forró chorado” (2011) reforçaram sua proposta de aproximar a música nordestina de outros gêneros.
Fonte: g1