Ir para o conteúdo

domingo, 25 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ESPORTES

Morre Dadá Figueiredo, pioneiro do surfe radical no Brasil

Dadá Figueiredo morre aos 61 anos após complicações de uma pneumonia; surfista foi pioneiro em levar manobras do skate para as ondas.

Compartilhe
WhatsApp

O surfista e shaper Dávio Correia Figueiredo, conhecido como Dadá Figueiredo, morreu aos 61 anos em 25 de outubro de 2026, em decorrência de complicações de uma pneumonia. Nascido no Rio de Janeiro, ele marcou o surfe brasileiro ao levar manobras inspiradas no skate para as ondas.

Dadá se destacou nas décadas de 1980 e 1990 por um estilo progressivo, com batidas verticais, rasgadas, laybacks e aéreos. Ele conquistou o título carioca de 1989 e foi eleito, em 1993, o melhor freesurfer do Brasil pelos leitores de uma revista especializada.

O surfista também ficou conhecido por sua ligação com a contracultura. Baixista da banda punk Os Normais, criou as marcas Anti-Fashion e Necrose Social e adotou uma estética associada ao punk rock e ao hardcore.

Seu primeiro contato com o surfe ocorreu na infância, entre 1970 e 1973, por influência do pai. Morador da Tijuca, longe do mar, Dadá usava o skate para se locomover e levou essa dinâmica para as ondas, além de reformar pranchas para adaptá-las ao seu estilo.

Depois de enfrentar dificuldades pessoais, Dadá tornou-se pastor evangélico e passou a se dedicar ao ensino do surfe em uma escola na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A trajetória dele foi retratada no documentário "Radical: A controversa saga de Dadá Figueiredo".

Fonte: O Globo

Leia também