Ir para o conteúdo

domingo, 25 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

TECNOLOGIA

Japão cria equipe para simular ataques cibernéticos com inteligência artificial

Japão criará equipe para simular ataques cibernéticos com IA após falhas no PHP afetarem sites e serviços em vários países.

Compartilhe
WhatsApp

O Japão anunciou na sexta-feira (23) a criação de uma equipe para simular ataques cibernéticos com inteligência artificial e identificar falhas em sistemas tecnológicos, após vulnerabilidades no PHP provocarem a suspensão preventiva de sites e serviços em vários países.

As falhas foram corrigidas pelos desenvolvedores do PHP na quarta-feira (21), que recomendaram a atualização imediata do software. A linguagem é usada no desenvolvimento de sites e aplicações na internet.

No Japão, empresas e órgãos públicos interromperam parte de seus serviços on-line, incluindo a corretora Nomura, o grupo financeiro Mitsubishi UFJ, a companhia aérea ANA, a operadora ferroviária JR East, o Ministério das Finanças e a Agência Meteorológica.

A SoftBank também suspendeu temporariamente seu sistema de alertas de emergência para celulares durante a manutenção. O serviço deixou de transmitir avisos antecipados sobre terremotos, tsunamis e evacuações, embora a empresa tenha informado que os clientes ainda poderiam receber alertas por outros serviços.

O ministro japonês da Indústria, Ryosei Akazawa, afirmou que os responsáveis pela defesa cibernética precisam adotar a perspectiva dos invasores e agir de forma preventiva. Especialistas ouvidos pela Reuters disseram que a inteligência artificial pode facilitar tanto a identificação automatizada de falhas quanto a criação de golpes de phishing.

Fonte: g1

Leia também