Ir para o conteúdo

domingo, 25 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ELEIÇÕES

Foto de mulher rasgando bandeira de Nossa Senhora Aparecida é criada por IA

Imagem de suposta manifestante rasgando bandeira de Nossa Senhora Aparecida em ato pró-Flávio Bolsonaro foi gerada por inteligência artificial.

Compartilhe
WhatsApp

Uma foto que mostra uma mulher rasgando uma bandeira de Nossa Senhora Aparecida durante um ato de apoio a Flávio Bolsonaro (PL), realizado em Belo Horizonte no sábado (24), foi criada com inteligência artificial.

A imagem circulou em redes sociais e no WhatsApp com mensagens que classificavam a suposta cena como ofensiva. O conteúdo também exibia, na lateral, o logotipo do g1, mas o veículo informou que nunca publicou a foto em seu site ou em seus perfis oficiais.

Segundo a checagem do Fato ou Fake, duas ferramentas usadas para analisar o material apontaram sinais de geração por inteligência artificial. O detector da OpenAI identificou o recurso SynthID, enquanto o Sightengine estimou em 96% a probabilidade de a imagem ter sido produzida por IA.

A circulação da montagem ocorreu após o ato em apoio a Flávio Bolsonaro em Belo Horizonte. Durante a campanha, também viralizaram publicações que atribuíam a Flávio e a outros políticos de direita a intenção de retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de Padroeira do Brasil.

Fonte: g1

Leia também