Ir para o conteúdo

sábado, 24 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

SAÚDE

Técnica de enfermagem supera câncer de mama e volta ao hospital para apoiar pacientes

Após tratar um câncer de mama, técnica de enfermagem volta ao hospital onde trabalha e compartilha sua experiência com pacientes.

Compartilhe
WhatsApp

Maria das Dores da Silva, conhecida como Dorinha, voltou ao Hospital Mário Kroeff, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, após enfrentar um câncer de mama e concluir etapas do tratamento com quimioterapia, cirurgia e radioterapia.

Técnica de enfermagem, Dorinha já cuidava de pacientes oncológicos na unidade quando recebeu o diagnóstico, aos 54 anos. Durante o tratamento, ela contou com o apoio de colegas de trabalho e, ao retornar à rotina, passou a compartilhar a própria experiência com pessoas que enfrentam a doença.

“Passei a vir forte. Fui dando mais testemunho para eles. Como eu consegui, eles também conseguem”, relatou Dorinha, em entrevista exibida pelo RJ2.

A enfermeira Maria Alice Rodrigues, que acompanhou a colega durante o período, afirmou que a disposição de Dorinha para enfrentar o tratamento foi marcante. Segundo o oncologista Tiago Costa, a doença está atualmente sob controle.

O médico orientou que alterações nas mamas, como a presença de nódulos, sejam avaliadas por profissionais de saúde. Ele também afirmou que os tratamentos disponíveis atualmente são eficazes e podem levar à superação da doença.

Ao concluir uma etapa do tratamento, Dorinha participou do tradicional ato de tocar um sino, símbolo de vitória em sua jornada. “Vitória, momento de vitória, mais vida, mais experiência”, disse.

A história foi apresentada durante o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama que reforça a atenção aos sinais do corpo e a busca por avaliação médica.

Fonte: g1 Rio

Leia também