Mais de 3,3 mil brigadistas florestais atuam em ações de prevenção, monitoramento e combate a incêndios em 197 dos 224 municípios do Piauí, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O estado registrou 5.164 focos de incêndio entre 1º de janeiro e 22 de outubro, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Na sexta-feira (23), mais de 130 brigadistas foram certificados para trabalhar em dez municípios dos territórios da Serra da Capivara e da Chapada das Mangabeiras. A lista inclui Anísio de Abreu, Guaribas, Caracol, Coronel José Dias, João Costa, São Braz do Piauí, Nova Santa Rita, Fartura do Piauí, Morro Cabeça no Tempo e Curimatá.
Além do combate direto às chamas, os profissionais fazem aceiros, orientam moradores e ajudam a identificar áreas e situações de risco. A diretora de Biodiversidade da Semarh, Rafaela Gomes, afirmou que a capacitação amplia a rapidez da resposta e contribui para proteger a vegetação, a fauna e as comunidades.
O uso do fogo em imóveis rurais de todo o estado está proibido até 30 de outubro. A medida, publicada pela Semarh em 9 de outubro, também suspendeu queimadas controladas previamente autorizadas e a emissão de novas autorizações.
A secretaria informou que reforçará o monitoramento por satélite e a fiscalização em campo. Responsáveis por queimadas irregulares estão sujeitos a multas, embargos e outras sanções administrativas.
Fonte: g1 Piauí