O Japão anunciou nesta sexta-feira (23) a criação de uma equipe para simular ataques cibernéticos com inteligência artificial e identificar falhas em sistemas tecnológicos, após vulnerabilidades no PHP provocarem a suspensão preventiva de sites e serviços em vários países.
A crise levou empresas e órgãos públicos japoneses a interromper temporariamente serviços on-line. Entre os afetados estão a corretora Nomura, o grupo financeiro Mitsubishi UFJ, a companhia aérea ANA, a operadora ferroviária JR East, o Ministério das Finanças, a Agência Nacional de Impostos e a Agência Meteorológica do Japão.
A SoftBank, uma das maiores operadoras de telefonia móvel do país, também suspendeu seu sistema de alertas de emergência para celulares durante a manutenção. O serviço deixou temporariamente de enviar avisos sobre terremotos, tsunamis, desastres e evacuações, embora a empresa tenha informado que os clientes poderiam receber alertas sísmicos por outros serviços.
As falhas de segurança foram identificadas com auxílio de inteligência artificial, e os desenvolvedores do PHP divulgaram correções na quarta-feira (21), recomendando a atualização imediata do software. O PHP é uma linguagem usada no desenvolvimento de sites e aplicações na internet.
O ministro japonês da Indústria, Ryosei Akazawa, afirmou que a defesa cibernética precisa adotar a perspectiva dos invasores e agir de forma preventiva. Especialistas também alertam que ferramentas de IA podem facilitar a busca por vulnerabilidades, a automação de ataques e a criação de campanhas de phishing.
Os incidentes afetaram serviços em países como Japão e Finlândia, incluindo plataformas bancárias, aéreas, ferroviárias, tributárias e governamentais. No Japão, algumas empresas informaram que começaram a restabelecer os serviços depois de instalar atualizações e confirmar a segurança dos sistemas.
Fonte: g1