Quase 7 milhões de eleitores do Ceará voltam às urnas neste domingo (25) para escolher o presidente da República entre Flávio Bolsonaro (PL) e Lula (PT). A votação ocorrerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
No estado, a disputa será apenas para presidente, porque Elmano de Freitas (PT) foi reeleito governador no primeiro turno, realizado em 4 de outubro, com 53,19% dos votos válidos.
O eleitor deve levar um documento oficial com foto. O celular, relógios inteligentes, câmeras e outros equipamentos que possam comprometer o sigilo do voto precisam ser deixados com os mesários antes da entrada na cabine.
São permitidas a manifestação individual e silenciosa, o uso de bermuda e chinelo e a entrada na cabine com a chamada “colinha”. Já boca de urna, manifestações coletivas, aglomerações com propaganda padronizada e o porte de arma a menos de 100 metros da seção são proibidos.
Seis locais de votação foram alterados para o segundo turno: um em Fortaleza, dois em Quixadá e um em cada município de Palmácia, Jardim e Santana do Cariri. O eleitor pode conferir o endereço atualizado no aplicativo e-Título ou no Autoatendimento Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral.
Quem não votou no primeiro turno pode participar do segundo. A ausência deve ser justificada em até 60 dias após cada turno; para quem faltar à votação de 25 de outubro, o prazo termina em 8 de janeiro de 2027.
Em Fortaleza, a prefeitura informou que haverá gratuidade no transporte coletivo e reforço da operação com ônibus extras. A linha especial 1811, entre Papicu, Fanor e Clube dos Diários, também será disponibilizada para facilitar o deslocamento dos eleitores.
Fonte: g1