A pintura “Íris”, de Claude Monet, foi arrematada por 50 milhões de euros, cerca de R$ 282,5 milhões, na quinta-feira (22), em Paris, e se tornou a obra de arte mais cara já vendida em um leilão na França.
A disputa pelo quadro durou aproximadamente 45 minutos e ocorreu entre compradores por telefone, em uma venda organizada pela Sotheby’s. A obra, produzida no fim da vida do artista, tinha estimativa inicial entre 22 milhões e 30 milhões de euros.
Com 1,60 metro por 1,80 metro, a tela foi apresentada ao público pela primeira vez durante o leilão de 28 obras da coleção da família Schlumberger. O quadro permanecera na mansão da família em Paris e era conhecido apenas por uma fotografia em preto e branco.
Segundo Thomas Bompard, diretor do departamento de Arte Moderna e Contemporânea da Sotheby’s França, a colecionadora Jeanne Schlumberger comprou a obra diretamente da família de Monet. O artista pintou “Íris” em sua casa, em Giverny.
Outras três obras de Monet também foram vendidas pela Sotheby’s. “Salgueiro-Chorão” alcançou 9,6 milhões de euros, enquanto “O Sena em Vernon” foi arrematado por 4,2 milhões de euros.
Fonte: g1