Ir para o conteúdo

sexta-feira, 23 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Programador cria portal para localizar desaparecidos após terremotos na Venezuela

Programador venezuelano cria portal independente para reunir informações sobre desaparecidos após terremotos registrados no país em junho.

Compartilhe
WhatsApp

O programador venezuelano Jorge Bastidas criou o portal “Desaparecidos Terremoto Venezuela” para reunir informações sobre pessoas que não puderam ser contatadas após os dois terremotos registrados no país em 24 de junho.

Segundo os dados apresentados pela plataforma, foram cadastrados 82.610 registros durante quase quatro meses. Após a remoção de duplicidades e a revisão feita por voluntários, o site contabilizava pelo menos 29.486 pessoas ainda sem contato confirmado.

Os números não representam uma contagem oficial. De acordo com o relato, o governo venezuelano não divulgou uma lista nacional de desaparecidos nem criou um canal oficial para registrar esses casos. Outra plataforma independente, a Venezuela Reporta, estimava 41.357 pessoas não contatadas.

Bastidas, de 32 anos, mora na Argentina e estava em Bogotá, na Colômbia, quando soube dos tremores. Após não conseguir falar com familiares e perceber que outras pessoas enfrentavam o mesmo problema, ele desenvolveu o portal com apoio da ferramenta de inteligência artificial Claude, da empresa Anthropic.

A primeira versão do site ficou disponível cerca de quatro horas e meia depois dos terremotos. A plataforma permitia cadastrar nome, fotografia, local e data do último contato, além dos dados de quem fazia o registro.

O tráfego aumentou rapidamente e chegou a cerca de 800 mil usuários em um único dia. O site também recebeu informações falsas, memes, imagens inadequadas e ataques digitais, segundo Bastidas, que reforçou os mecanismos de moderação e segurança.

Uma ferramenta de reconhecimento facial foi acrescentada com apoio do laboratório de inovação LAB-CO. Durante as duas primeiras semanas, o recurso recebeu cerca de 19 mil acessos e também foi usado para comparar registros, inclusive com imagens obtidas em hospitais.

Voluntários transcreveram listas manuscritas de pacientes encontradas em hospitais de Caracas e La Guaira. A equipe afirma ter reunido mais de 3 mil registros para cruzamento com os dados publicados no portal.

O governador de La Guaira, José Alejandro Terán, declarou em 4 de agosto que havia 1.579 desaparecidos. Em 11 de julho, o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, afirmou que as autoridades não deveriam se basear em especulações, mas na realidade.

Bastidas planeja criar uma central de atendimento para verificar os números registrados na plataforma. Como as atualizações dependem de uma equipe pequena de voluntários, alguns nomes de pessoas já localizadas ainda permanecem no sistema como “sem contato”.

Fonte: g1

Leia também