O Japão anunciou nesta sexta-feira (23) a criação de uma equipe para simular ataques cibernéticos com inteligência artificial e identificar falhas em sistemas tecnológicos, após vulnerabilidades no PHP provocarem a suspensão preventiva de sites e serviços em vários países.
A crise levou empresas e órgãos públicos japoneses a interromper temporariamente plataformas on-line para aplicar correções de segurança. Entre os afetados estão a corretora Nomura, o grupo financeiro Mitsubishi UFJ, a companhia aérea ANA, a operadora ferroviária JR East, o Ministério das Finanças e a Agência Meteorológica do Japão.
A SoftBank também informou que suspenderá durante a manutenção seu sistema de alertas de emergência para celulares. O serviço, usado por mais de 30 milhões de clientes, distribui avisos sobre terremotos, tsunamis, desastres e evacuações.
De acordo com a empresa, os usuários ainda poderão receber alertas de terremotos por outros serviços, incluindo um aplicativo ligado ao Yahoo. A suspensão ocorre em um país sujeito a terremotos e outros desastres naturais.
Os desenvolvedores do PHP divulgaram correções na quarta-feira (21) para vulnerabilidades identificadas com auxílio de inteligência artificial e recomendaram a atualização imediata do software. O PHP é uma linguagem de programação amplamente usada na criação de sites e aplicações para a internet.
O ministro japonês da Indústria, Ryosei Akazawa, afirmou à Reuters que as autoridades precisam adotar a perspectiva dos invasores e usar inteligência artificial de forma proativa na defesa cibernética. Especialistas ouvidos pela agência também alertaram que a tecnologia pode acelerar a busca por falhas e a criação de golpes de phishing.
Fonte: g1