Três estudantes de uma escola particular de Teresina conquistaram a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Foguetes 2026 (OBAFOG), realizada nesta quinta-feira (22), em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
Antônio Rufino da Silva Sobrinho, João Gabriel Ribeiro de Carvalho, de 15 anos, e Edwaldo Rodrigues de Moura Neto, de 14, desenvolveram um minifoguete movido a água e ar comprimido. O equipamento atingiu 145,3 metros de altitude durante a competição.
Na etapa regional, o foguete alcançou 101 metros, resultado que garantiu a classificação dos estudantes para a 95ª Jornada de Foguetes. No nível 3, categoria disputada pelo trio, era necessário atingir pelo menos 90 metros.
Os alunos foram orientados pelas professoras Karoma Cristina e pelos professores Lucas Batista e Franklin Rinaldo. Segundo Karoma, 82 equipes competiram na categoria, com representantes de todas as regiões do país.
O desempenho dos foguetes pode ser afetado por condições como vento e umidade do ar. Por isso, os estudantes fizeram diversos lançamentos de teste antes da etapa nacional, em uma propriedade privada e no sítio da família de Antônio Rufino, em Teresina.
Durante o evento, cerca de 300 estudantes participaram de oficinas, aulas e atividades de lançamento. Para a próxima edição, o trio deve disputar outra categoria, com um modelo diferente de foguete.
Fonte: g1 Piauí