Eleitores surdos ou com baixa audição poderão receber atendimento em Libras durante o segundo turno das Eleições 2026 em São Paulo. O serviço estará disponível nos locais de votação por meio de videochamada com tradutores e intérpretes.
A iniciativa é oferecida pela Central de Interpretação de Libras, do programa São Paulo São Libras, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O atendimento permite esclarecer dúvidas sobre a votação e obter orientações até o contato com os mesários.
O serviço pode ser acessado pelo QR Code afixado nos locais de votação, pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR ou pelo site do TRE-SP. Nos locais de votação, o eleitor deve procurar os cartazes do programa e apontar a câmera do celular para o código, que direcionará para a videochamada com um intérprete.
O uso de celulares, câmeras, rádios e outros equipamentos eletrônicos continua proibido dentro da cabine de votação para preservar o sigilo do voto. O eleitor deverá utilizar o aparelho fora da cabine para solicitar o atendimento.
A parceria entre o governo estadual e o TRE-SP começou nas eleições municipais de 2024 e foi renovada para o pleito de 2026. Segundo a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a primeira edição registrou mais de 1,2 mil atendimentos a pessoas surdas ou com baixa audição.
Fonte: G1