Fotos divulgadas pela revista Veja nesta quarta-feira (21) mostram Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado da lobista Roberta Luchsinger em viagens, incluindo uma a bordo de um jatinho Embraer Praetor 600 avaliado em mais de US$ 20 milhões.
Segundo a publicação, a imagem no jatinho foi registrada durante uma viagem à Finlândia no início de 2025. Em outra foto, Lulinha e Roberta aparecem ao lado do empresário Marcelo Checon, dono da MChecon Design e Cenografia.
A empresa de Checon, que atua no setor de eventos, assinou 13 novos contratos com o governo federal nos últimos três anos, de acordo com a reportagem. No período, o faturamento teria aumentado 323 vezes, chegando a R$ 63 milhões.
Lulinha e Roberta são investigados pela Polícia Federal sob suspeita de tráfico de influência na intermediação de contratos com o governo. Os dois negam irregularidades.
O advogado de Lulinha, Marco Aurélio Carvalho, afirmou que as viagens ocorreram em razão da amizade entre o filho do presidente e a empresária. Ele também classificou as suspeitas como especulação e disse que não há crime ou ato de ofício comprovado.
Na terça-feira (20), a PF pediu ao Supremo Tribunal Federal a prorrogação de duas investigações envolvendo a dupla. O pedido foi encaminhado ao ministro André Mendonça, relator dos inquéritos. Uma terceira investigação está sob relatoria do ministro Flávio Dino.
A defesa de Roberta afirmou que a solicitação representa uma tentativa de “pesca probatória”, expressão usada para descrever investigações genéricas sem alvo definido. A PF também solicitou informações sobre vínculos societários, movimentações bancárias, agendas e viagens dos investigados.
O pedido foi apresentado no início de outubro, após o fim do prazo inicial de 60 dias para as apurações. No sábado (17), Roberta disse à CNN que Lulinha se reunia semanalmente com ministros do governo e afirmou ter intenção de negociar uma delação premiada.
Fonte: O Globo