Ir para o conteúdo

quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

SEGURANÇA

PM e Polícia Civil do Rio recebem primeiros fuzis antidrones

PM e Polícia Civil do Rio recebem fuzis antidrones com alcance de até três quilômetros e investimento de R$ 5 milhões.

Compartilhe
WhatsApp

A Polícia Militar e a Polícia Civil do Rio de Janeiro receberam nesta quinta-feira (22) os primeiros fuzis antidrones para reforçar o combate ao crime organizado no estado. A entrega foi feita por representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com investimento de R$ 5 milhões.

Conhecidos como bazucas antidrones, os equipamentos emitem ondas de radiofrequência e sinais eletromagnéticos capazes de interromper a comunicação com aeronaves remotamente pilotadas a até três quilômetros de distância.

Policiais militares e civis também passaram por treinamento para operar os dispositivos. A capacitação foi conduzida por especialistas do Ministério da Justiça ligados ao escritório antifacção instalado pelo governo federal no Rio.

Segundo a Polícia Militar, criminosos usam drones para monitorar operações de segurança e movimentos de facções rivais. As aeronaves também são empregadas no transporte de armas e drogas e no lançamento de granadas.

A iniciativa integra uma estratégia conjunta entre o governo federal e as forças estaduais para enfrentar o crime organizado e a ocupação territorial por grupos criminosos. De acordo com a PM, a experiência no Rio deverá ser levada a outros estados, como São Paulo, Bahia e Ceará.

Fonte: G1

Leia também