Ir para o conteúdo

quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Notas do X não identificam 93,1% de alegações falsas sobre eleições nos EUA

Estudo da NewsGuard afirma que o X não identificou 93,1% das alegações falsas sobre as eleições de meio de mandato nos EUA.

Compartilhe
WhatsApp

O sistema de verificação colaborativa do X não identificou 93,1% das alegações falsas relacionadas às eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, segundo estudo divulgado pela NewsGuard. Entre as publicações analisadas estavam posts promovidos pelo proprietário da plataforma, Elon Musk.

A organização, que avalia a credibilidade de sites de notícias e informação, encontrou dezenas de publicações com afirmações falsas sobre as eleições de 3 de novembro, incluindo acusações infundadas de fraude eleitoral. Apenas 13 receberam Notas da Comunidade, recurso que permite aos usuários acrescentar correções ou contexto aos posts.

Segundo a NewsGuard, as publicações que não foram corrigidas geraram milhões de interações antes das eleições. Um dos conteúdos afirmava, sem fundamento, que Nova York e a Califórnia haviam proibido eleitores de apresentar identificação ou funcionários públicos de solicitá-la.

O X não respondeu ao pedido de comentário da AFP. Pesquisadores afirmam que as Notas da Comunidade podem ajudar a contestar algumas informações falsas, mas alertam que o sistema tende a funcionar melhor em temas com amplo consenso e pode sofrer influência de disputas partidárias.

Fonte: O Globo

Leia também