Ir para o conteúdo

quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

JUSTIÇA

Justiça determina demolição de obra da New Home em até 10 dias em São Paulo

Justiça determina que a Prefeitura de São Paulo demola em até 10 dias uma obra abandonada da construtora ligada a seis mortes.

Compartilhe
WhatsApp

A Justiça de São Paulo determinou que a Prefeitura faça, em até 10 dias, a demolição emergencial de um prédio abandonado da construtora New Home na Avenida Padres Olivetanos, na Vila Esperança, Zona Leste da capital. A empresa também é responsável pela obra que desabou na Penha e matou seis pessoas em setembro.

A decisão é do juiz Alberto Carlos Nogueira Costa, da 2ª Vara Cível do Foro Regional da Penha. O magistrado autorizou a contratação emergencial de uma empresa sem licitação para executar o serviço e fixou multa diária que pode variar de R$ 5 mil a R$ 100 mil em caso de descumprimento.

O imóvel estava abandonado e havia sido embargado pela Subprefeitura da Penha. A construção também é alvo de uma ação movida por uma escola infantil vizinha, que suspendeu as atividades após registrar danos estruturais e riscos para as crianças.

De acordo com o laudo citado na decisão, a estrutura apresenta vigas sem concretagem, ferragens expostas à corrosão, emendas de segurança duvidosa e risco de ruína por deslizamento lateral. O documento concluiu que a recuperação do prédio seria inviável e que a demolição deveria ocorrer imediatamente.

Em nota, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) informou que já foi notificada e que o cronograma da demolição está em elaboração. A prefeitura afirmou ainda que uma equipe da Subprefeitura vistoriou o endereço em setembro e interditou a construção, que estava abandonada.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento informou que os pedidos de alvará para aprovação e execução de uma nova edificação no local foram indeferidos em 16 de maio de 2025 e em 8 de julho de 2026.

A New Home e a Hastiforme, empresas ligadas à obra que desabou na Rua Tequici, são alvo de investigações sobre as causas do acidente e sobre possíveis golpes contra compradores de imóveis. Segundo a Polícia Civil, o engenheiro Cristiano Salgado Vivaqua e a empresária Isis de Freitas Rodrigues Brandão tiveram a prisão preventiva decretada e são procurados; o pai do engenheiro, Ronaldo dos Santos Vivaqua, está preso. As suspeitas ainda são apuradas pelas autoridades.

Fonte: g1

Leia também