O sistema de Notas da Comunidade do X não identificou a maioria das alegações falsas sobre as eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (22). Entre as publicações analisadas estão posts promovidos pelo proprietário da plataforma, Elon Musk.
A NewsGuard, organização americana que avalia a credibilidade de sites e fontes de informação, encontrou dezenas de publicações com afirmações falsas sobre as eleições de 3 de novembro, incluindo acusações sem fundamento de fraude eleitoral. Apenas 13 receberam correções por meio das Notas da Comunidade.
Segundo a entidade, o sistema não sinalizou 93,1% das alegações falsas identificadas. As publicações que permaneceram sem correção somaram milhões de interações antes das eleições, de acordo com o estudo.
Entre os conteúdos analisados estava uma publicação de uma comentarista conservadora que afirmava, sem fundamento, que Nova York e a Califórnia haviam proibido eleitores de apresentar identificação eleitoral ou funcionários públicos de solicitá-la.
O X não respondeu ao pedido de comentário. Pesquisadores reconhecem que as Notas da Comunidade podem ajudar a contestar algumas informações falsas, mas afirmam que o mecanismo tende a funcionar melhor em temas com amplo consenso e pode sofrer influência de disputas partidárias.
Fonte: O Globo