Ir para o conteúdo

quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

JUSTIÇA

Austrália recebe ação coletiva contra Meta por supostos danos a crianças

Ação coletiva na Austrália acusa Meta de expor crianças a conteúdos prejudiciais e incentivar o uso excessivo de Facebook e Instagram.

Compartilhe
WhatsApp

A Meta, controladora do Facebook e do Instagram, enfrenta uma ação coletiva no Tribunal Federal da Austrália por supostamente expor crianças e adolescentes a conteúdos prejudiciais e usar algoritmos que incentivariam o uso excessivo das plataformas.

O processo foi apresentado neste mês pelo escritório de advocacia MinterEllison em nome de oito autores. Eles afirmam ter sofrido danos enquanto tinham menos de 18 anos e pedem indenização à empresa.

A petição também questiona mecanismos de recomendação de conteúdo e acusa as plataformas de manter usuários menores de idade engajados por meio de recursos considerados viciantes. As alegações ainda não foram julgadas.

Na segunda-feira, o tribunal determinou sigilo sobre informações que possam identificar os autores e sobre o conteúdo da petição inicial. A medida impede, por enquanto, o acesso público a detalhes dos danos alegados.

Em resposta à Reuters, um porta-voz da Meta afirmou que a empresa está ciente da ação e que irá se defender vigorosamente.

O processo ocorre em meio ao aumento da pressão regulatória na Austrália. O país aprovou uma legislação que impede o uso de redes sociais por menores de 16 anos, e a Meta começou a remover contas identificadas como pertencentes a usuários abaixo dessa idade.

A ação pode se tornar um dos primeiros processos coletivos na Austrália a buscar a responsabilização de plataformas de redes sociais por supostos danos causados a crianças e adolescentes.

Fonte: g1

Leia também