Ir para o conteúdo

quarta-feira, 21 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Vídeo de bandeiras no topo da Torre Eiffel foi criado com IA

Vídeo que mostra bandeiras da Palestina e da Jordânia no topo da Torre Eiffel foi criado com inteligência artificial, aponta checagem.

Compartilhe
WhatsApp

Um vídeo que mostra as bandeiras da Palestina e da Jordânia no topo da Torre Eiffel, em Paris, foi criado com inteligência artificial (IA), segundo checagem do Fato ou Fake publicada nesta quarta-feira (21).

O conteúdo circula desde domingo (18) em plataformas como X, Threads, Facebook, Instagram e TikTok. As publicações usam legendas como “Parabéns Emmanuel Macron, você destruiu a França” e “Paris caiu”, em referência a protestos recentes na França.

Análises realizadas pelas ferramentas Hive Moderation e SightEngine apontaram, respectivamente, 97,6% e 75% de probabilidade de o vídeo ter sido gerado por IA.

A checagem também identificou inconsistências na estrutura da torre, com padrões diferentes dos observados em imagens reais e ausência de detalhes. Além disso, não foram encontradas imagens semelhantes divulgadas por agências de notícias ou veículos internacionais.

O vídeo passou a circular em meio a manifestações na França contra a inflação e cortes em serviços públicos. Segundo o Fato ou Fake, os protestos haviam deixado um morto, mais de 500 policiais feridos e quase 1.800 pessoas detidas até sábado (17).

Fonte: g1

Leia também