O Instituto Federal do Piauí (IFPI) prorrogou até esta quinta-feira (22) as inscrições para o Vestibular 2027. O processo seletivo oferece 2.740 vagas em 78 cursos superiores presenciais distribuídos por 23 campi da instituição.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site selecao.ifpi.edu.br, com acesso por uma conta Gov.br. A taxa é de R$ 40, e o pagamento pode ser realizado até as 16h de 23 de outubro, no Banco do Brasil.
Segundo o IFPI, candidatos que ainda não fizeram a inscrição ou não emitiram o boleto podem pagar a taxa por Pix ou código de barras. Quem já havia emitido o boleto antes da prorrogação deve utilizar o código de barras.
A prova presencial será aplicada em 29 de novembro, das 13h às 18h, nas cidades onde o instituto possui campus. O exame terá 70 questões objetivas e uma redação em língua portuguesa.
Nos cursos de bacharelado e tecnologia, todas as vagas serão preenchidas pelas notas da prova objetiva e da redação. Nas licenciaturas, 75% das vagas serão destinadas ao vestibular e 25% serão preenchidas pelo Sisu, com base na nota do Enem.
O edital também prevê reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. As obras indicadas para a prova de literatura são “Beira-rio, Beira-vida”, de Assis Brasil, e “Crônicas Gonzaguianas”, de Wilson Seraine.
Fonte: g1 Piauí