Ir para o conteúdo

segunda-feira, 19 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Rubio nega pausa na troca de informações com a Ucrânia

Marco Rubio nega que os Estados Unidos tenham interrompido a troca de informações com a Ucrânia e pede foco de Zelensky no fim da guerra.

Compartilhe
WhatsApp

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, negou nesta segunda-feira (19) que tenha ocorrido uma pausa na troca de informações com a Ucrânia e pediu ao presidente Volodymyr Zelensky que se concentre em encerrar a guerra. A declaração foi feita durante uma visita a Samarcanda, no Uzbequistão.

"Não houve nenhuma pausa", afirmou Rubio a jornalistas. Segundo ele, Zelensky deve concentrar seus esforços em "dar fim à guerra".

Zelensky havia declarado que os Estados Unidos retomaram o compartilhamento de informações com a Ucrânia após uma interrupção. O país utiliza o sistema de internet via satélite Starlink, controlado pela SpaceX, na defesa contra a Rússia, e o presidente ucraniano afirmou que o serviço foi interrompido na semana anterior.

Rubio iniciou no Uzbequistão uma visita à Ásia Central para tratar de questões diplomáticas e comerciais e discutir a presença da China na região. Ele deve se reunir com representantes de Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão antes de viajar à Índia na noite de terça-feira (20).

Fonte: O Globo

Leia também