A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou nesta segunda-feira (19) uma operação no Morro da Coroa, no Catumbi, na região central, para prender o homem investigado por atirar três vezes na arqueóloga e professora aposentada Tania Andrade Lima, de 80 anos, durante um assalto no Leblon.
A ação foi coordenada pela 14ª DP (Leblon), com apoio da Direção-Geral de Polícia Civil e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Segundo a polícia, o investigado foi identificado como James Dean Chagas Lindoso, conhecido como Dean, e seria integrante de um grupo suspeito de praticar roubos na Zona Sul.
Durante as diligências, os agentes estiveram em um endereço ligado ao investigado, onde encontraram familiares dele e apreenderam celulares e outros objetos. O material será analisado, e a investigação continua para identificar outros envolvidos e verificar possível ligação com crimes semelhantes.
O assalto ocorreu na quinta-feira (15), na Avenida General Venâncio Flores. De acordo com a investigação, Tania havia sacado dinheiro em uma agência bancária quando foi abordada pelos criminosos e atingida por três disparos após reagir.
Imagens de câmeras de segurança mostram um homem de boné preto correndo em direção à vítima, puxando sua bolsa e seu braço e derrubando-a. Depois dos tiros, ele fugiu na garupa de uma motocicleta que o aguardava.
A vítima foi levada inicialmente ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, e depois transferida para um hospital particular. Ela sofreu ferimentos no pescoço, no ombro e na mão; segundo o sobrinho, Antonio Rocha, um dos projéteis ficou alojado próximo à coluna.
Após o crime, os suspeitos fugiram pelo Túnel Rebouças. Na saída, no Elevado Paulo de Frontin, teriam batido em um carro, roubado outra motocicleta e continuado a fuga. A polícia recuperou a moto usada no assalto e dois celulares.
Tania Andrade Lima é pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professora aposentada do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ. Ela participou da descoberta do Cais do Valongo, em 2011, e recebeu, em 2023, o prêmio internacional Hypatia Award.
Fonte: g1