O ato de apoiadores da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu 56,4 mil pessoas na Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, às 18h deste domingo (18), segundo estimativa do Monitor do Debate Político da USP/Cebrap e da More in Common.
A estimativa tem margem de erro de 12% e indica público entre 49,7 mil e 63,1 mil participantes. A contagem foi feita com base em 70 imagens aéreas registradas por drone às 18h e analisadas pelo sistema de inteligência artificial P2PNet.
A chuva impediu a realização de novas imagens depois das 18h. O ato terminou por volta das 20h30, após a precipitação persistir no local.
Convocada pelo cantor Caetano Veloso e pelo movimento 342 Artes, a manifestação começou por volta das 16h15, no Posto 5 da Praia de Copacabana. O evento ocorreu uma semana antes do segundo turno da eleição presidencial, marcado para o domingo (25), quando Lula enfrenta Flávio Bolsonaro (PL).
A programação reuniu artistas como Sophie Charlotte, Rubel, Xamã, Duda Beat, Jorge Vercillo, Djavan, Marina Sena, Frejat, Ivan Lins, Geraldo Azevedo, João Bosco, Simone, Chico César e Diogo Nogueira. Caetano Veloso também se apresentou com outros músicos.
Segundo a organização da contagem, a metodologia utiliza fotografias aéreas para identificar e contabilizar pessoas nas imagens. O método vem sendo aplicado desde agosto de 2022 em diferentes eventos políticos.
Fonte: g1