Ir para o conteúdo

domingo, 18 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ELEIÇÕES

PT pede ao TSE mais divulgação sobre mudanças nos locais de votação

Coligação de Lula pede ao TSE avisos individuais, campanhas e transporte gratuito para eleitores afetados por mudanças nos locais de votação.

Compartilhe
WhatsApp

A coligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu neste sábado (18) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) medidas para ampliar a divulgação das mudanças nos locais de votação do segundo turno, marcado para 25 de outubro.

Em petição, a aliança solicita avisos individualizados aos eleitores afetados, campanhas em rádio e televisão e transporte gratuito para comunidades que tiveram os endereços alterados.

Segundo o TSE, 2.033 seções eleitorais mudaram de local para o segundo turno, menos de 1% do total. As alterações, feitas pelos tribunais regionais eleitorais (TREs), podem ocorrer por motivos como reformas, melhorias de acessibilidade e danos provocados por chuvas.

A coligação “Brasil Pronto Pra Mais” afirma que a divulgação apenas em sites e redes sociais é insuficiente. A representação cita a abstenção de 21% no primeiro turno, equivalente a cerca de 33 milhões de eleitores.

Entre as medidas sugeridas estão o envio de informações por e-Título, SMS, WhatsApp e e-mail, a instalação de cartazes nos antigos locais de votação e a presença de equipes de orientação no dia da eleição.

A aliança também pede articulação com as prefeituras para garantir transporte gratuito, especialmente para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Como exemplo, a petição menciona o TRE de Minas Gerais, que enviou mensagens individuais por WhatsApp a 81.511 eleitores na véspera do primeiro turno.

Fonte: O Globo

Leia também