Ir para o conteúdo

domingo, 18 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

GASTRONOMIA

Nordeste Rural ensina atum com crosta de gergelim e teriyaki de rapadura

Receita do Nordeste Rural combina atum com crosta de gergelim, cogumelos e molho teriyaki feito com rapadura.

Compartilhe
WhatsApp

O programa Nordeste Rural, da TV Verdes Mares, apresentou neste domingo (18) uma receita de atum com crosta de gergelim e molho teriyaki de rapadura, combinação que une técnicas da culinária asiática a ingredientes tradicionais do Ceará.

A receita foi ensinada pelo chef Frederico Jaime. O prato leva lombo de atum, gergelim preto e branco, cogumelos, cebolinha e um molho preparado com shoyu, água, saquê, rapadura, óleo de gergelim, limão, alho e gengibre.

Para preparar o peixe, é preciso temperar o lombo com sal e pimenta-do-reino e cobri-lo com a mistura de gergelim. O atum deve ser selado rapidamente em uma frigideira bem aquecida, por cerca de 30 segundos de cada lado, para dourar a crosta e manter o interior cru ou apenas selado.

O molho é levado ao fogo até reduzir e ganhar consistência. Os cogumelos são salteados no azeite com alho e servidos ao lado do atum fatiado, que recebe o teriyaki de rapadura e a cebolinha picada na finalização.

Segundo Frederico Jaime, a inspiração veio da experiência com a cozinha internacional e da utilização de ingredientes locais. O chef também destacou os aromas do gergelim tostado, do gengibre e do alho durante o preparo.

Fonte: g1 Ceará

Leia também