Ir para o conteúdo

domingo, 18 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Leão XIV reza o Ângelus no Vaticano após cirurgia

Leão XIV reza o Ângelus no Vaticano em sua primeira aparição pública após cirurgia para retirar tumor cancerígeno no pulmão direito.

Compartilhe
WhatsApp

O papa Leão XIV rezou o Ângelus neste domingo (18), na janela do Palácio Apostólico, diante da Praça de São Pedro, em sua primeira aparição pública após uma cirurgia para retirar um tumor cancerígeno no pulmão direito.

Sorridente e com a voz firme, o pontífice de 71 anos foi recebido com aplausos por uma multidão de fiéis. Ele havia recebido alta no sábado (17), após permanecer internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde terça-feira (13).

Ao fim da oração, Leão XIV agradeceu o apoio recebido e afirmou: "Senti-me próximo daqueles que estão passando por essa doença".

Durante a cerimônia, o papa comentou o trecho do Evangelho de Mateus em que Jesus é questionado pelos fariseus sobre o pagamento de impostos a Roma. Segundo Leão XIV, a resposta "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" livra Jesus de uma armadilha e expõe a hipocrisia de seus adversários.

O pontífice defendeu uma fé que não se afasta das obrigações terrenas, mas também não se submete a elas. Ele encerrou pedindo que os fiéis sejam "verdadeiros, sem temor nem hipocrisia, livres para o bem" e confiou a oração à intercessão da Virgem Maria.

Leão XIV foi operado na terça-feira (13), depois que médicos detectaram um nódulo no pulmão direito. O procedimento durou cerca de 90 minutos e removeu o lobo inferior do órgão; exames confirmaram que o tumor era cancerígeno.

A recuperação é acompanhada pelo médico pessoal do papa, Luigi Carbone, e pelo cirurgião Stefano Margaritora. O pontífice continua fazendo sessões de fisioterapia respiratória, e o Vaticano cancelou suas audiências até 20 de outubro.

Fonte: O Globo

Leia também