Fabiana Rossi, de 47 anos, enfrentou o tratamento contra um câncer de mama no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), em São Paulo, onde trabalha há 28 anos. Chefe do Serviço de Gestão de Risco e Qualidade da unidade, ela recebeu cuidados de colegas, entre eles a enfermeira Daniela Lopes, que havia ajudado a capacitar.
A doença foi identificada no início de 2025, durante exames anuais realizados pelo setor de Segurança do Trabalho do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). Uma alteração apareceu no ultrassom das mamas e a biópsia confirmou um tumor hormonal.
O tratamento incluiu quimioterapia, concluída em julho de 2025, acompanhada pelo diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Iamspe, Marcelo Antonini. Como havia histórico familiar de câncer de mama, Fabiana também fez um mapeamento genético, que identificou uma mutação associada ao aumento do risco de câncer de mama e de ovário.
Em agosto, ela passou por uma mastectomia total da mama esquerda, cirurgia preventiva na mama direita e reconstrução mamária. Os procedimentos, realizados por equipes do Iamspe, duraram mais de 12 horas.
Fabiana iniciou terapia de bloqueio hormonal em outubro, com previsão de duração de dez anos. No mês seguinte, retirou preventivamente os ovários e as trompas e começou a radioterapia no fim de novembro.
Segundo o relato divulgado pelo Iamspe, a enfermeira está em remissão total e mantém acompanhamento anual. Daniela, que trabalha no HSPE desde 2011, afirmou que foi difícil ver a colega na poltrona de quimioterapia, mas destacou o comprometimento de Fabiana com o tratamento.
Fabiana disse que o fato de conhecer os profissionais do hospital trouxe segurança durante o tratamento. Ela também citou o apoio recebido de Daniela, de Marcelo Antonini e de outros colegas nos momentos de dúvida e medo.
Fonte: g1