O compositor, produtor e multi-instrumentista carioca Daniel Lopes lançou em 16 de outubro o álbum Já que veio, fica pra dançar, que reúne 15 faixas, participações de artistas como Fausto Fawcett e Jorge Vercillo e recursos de inteligência artificial.
Residente em Lisboa há três anos, Lopes usa ferramentas digitais na criação de arranjos e vozes em músicas como Eclipse total e Amor, mistério e dor. O disco também inclui encontros presenciais, entre eles a participação de Chico Chico em E tudo mais e de Anna Ratto em Quero saber.
O álbum termina com uma versão que reaproveita a gravação de Com que roupa?, samba composto por Noel Rosa em 1929 e registrado pelo próprio autor em 1930. A música conecta o lançamento contemporâneo à obra do compositor, que morreu em 1937.
Jorge Vercillo participa de Quatro elementos, enquanto João Viana assina e interpreta Paz na terra. Em Moacir in blues, Daniel Lopes aproxima o saxofonista Moacir Silva, morto em 2002, do neto do músico, o baixista Jorge Ailton.
Antes de se mudar para Portugal, Lopes liderou a banda Reverse nos anos 2000 e integrou o trio Les Pop, responsável pelo álbum Quero ser cool, de 2011. Sua discografia solo inclui Bonito, de 2012, e Input relâmpago, de 2014.
Fonte: G1