Ir para o conteúdo

domingo, 18 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Cirurgião diz que câncer de Leão XIV foi descoberto por acaso

Cirurgião afirma que o câncer de Leão XIV foi descoberto por acaso e diz que o papa se recupera bem após cirurgia no pulmão.

Compartilhe
WhatsApp

O cirurgião italiano Stefano Margaritora afirmou neste sábado (17) que o câncer do papa Leão XIV foi descoberto por acaso durante exames abdominais de rotina. O pontífice foi operado na terça-feira (13) no Policlinico Universitario Fondazione Agostino Gemelli, em Roma.

Segundo Margaritora, os exames identificaram um pequeno ponto na base do pulmão direito. Como tumores nesse estágio geralmente não provocam sintomas, o papa não apresentava problemas respiratórios e se sentia bem.

O procedimento removeu o lobo inferior do pulmão direito e transcorreu sem complicações, de acordo com o médico. Margaritora estimou que Leão XIV esteja completamente recuperado em cerca de dez dias.

O cirurgião também relatou que o papa seguiu as orientações de dieta e fisioterapia e classificou o pontífice como um “paciente ideal”. No segundo dia após a operação, Leão teria sido visto arrumando sozinho as cadeiras da capela do hospital.

Margaritora afirmou ainda que a recuperação permitiria ao papa manter a previsão de viajar à América Latina em cerca de três semanas.

Fonte: O Globo

Leia também