A seleção brasileira feminina de ginástica artística estreia nas classificatórias do Mundial nesta segunda-feira (19), em Roterdã, na Holanda, com expectativa de disputar o pódio. A apresentação começa às 14h35, com transmissão do Sportv e da Cazé TV.
A competição começou no sábado (17) e reúne atletas de mais de 80 países. Brasil, Japão, China, Estados Unidos e Itália aparecem entre as principais forças do torneio.
O Mundial de Roterdã também é o primeiro evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. As três melhores equipes de cada naipe garantirão vaga, com direito a cinco atletas por seleção.
Medalhista de prata por equipes em 2023, o Brasil terá Rebeca Andrade e Flávia Saraiva como líderes. Rebeca, que soma nove medalhas em Mundiais, competirá no salto e na trave, enquanto Flávia e Lorrane Oliveira farão os quatro aparelhos.
Thaís Fidelis está escalada para as paralelas, a trave e o solo. Sophia Weisberg competirá no salto, nas paralelas e no solo, e Gabriela Bouças será a reserva.
Rebeca chega como uma das favoritas no salto, mesmo sem apresentar o Cheng em competições neste ano. A sul-coreana Yeo Seojeong e a americana Claire Pease estão entre as possíveis concorrentes, enquanto a russa Angelina Melnikova não deve competir após ter o visto negado pela Holanda.
Na última etapa da Copa do Mundo antes do Mundial, em Szombathely, na Hungria, Rebeca foi prata na trave. Flávia conquistou o ouro nas barras assimétricas e a prata no solo, e Lorrane levou o bronze no solo.
O técnico Francisco Porath, conhecido como Chico, afirmou que a participação em Roterdã faz parte da preparação da equipe para Los Angeles. Segundo ele, a comissão técnica também avalia a possibilidade de Rebeca voltar gradualmente a outros aparelhos.
Thaís Fidelis retorna a um Mundial depois de sete anos. A ginasta foi a maior medalhista brasileira no Pan-Americano deste ano, no Rio de Janeiro, com prata por equipes e bronzes no individual geral e na trave.
Os Estados Unidos são os atuais campeões mundiais por equipes e buscam o oitavo título consecutivo. A seleção americana não terá Simone Biles, mas contará com Hezly Rivera e Jade Carey, campeãs olímpicas por equipes em Paris 2024.
Fonte: O Globo