Ir para o conteúdo

sábado, 17 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA

Stellantis planeja contratar centenas de engenheiros na Europa e nos EUA

Stellantis planeja contratar várias centenas de engenheiros na Europa e nos Estados Unidos em 2026, enquanto amplia o lançamento de novos modelos.

Compartilhe
WhatsApp

A Stellantis planeja contratar várias centenas de engenheiros em diferentes localidades da Europa e dos Estados Unidos em 2026, segundo Ned Curic, diretor de Engenharia e Tecnologia do grupo, durante o Salão do Automóvel de Paris.

O grupo, dono de marcas como Fiat, Peugeot e Jeep, apresentou mais de 60 veículos de oito marcas no evento, incluindo nove carros-conceito. A exposição ocorre após o presidente-executivo Antonio Filosa anunciar, em maio, um plano de investimentos para melhorar a rentabilidade da companhia.

O plano de contratações contrasta com medidas adotadas por concorrentes. A Volkswagen pretende cortar cerca de 15% de seu quadro global, enquanto a Renault anunciou, em abril, planos para reduzir em até 20% sua equipe mundial de engenharia.

Filosa pretende concentrar gastos e ampliar a eficiência entre as marcas da Stellantis, que disputam públicos semelhantes no mercado de massa. O executivo prometeu investir cerca de € 60 bilhões até 2030 para lançar dezenas de novos modelos.

Entre os projetos está o Citroën 2CV totalmente elétrico e de baixo custo, apresentado como carro-conceito no Salão de Paris. O modelo será desenvolvido em parceria com a chinesa Zhejiang Leapmotor Technology, que também trabalha com a Stellantis no desenvolvimento de um novo SUV elétrico da Opel.

Curic afirmou que a parceria permite às empresas trocar conhecimentos sobre processos de produção e aprimorar suas próprias operações. Segundo o executivo, ainda há espaço para engenheiros da Stellantis na França, na Itália e na Alemanha, e é fundamental manter a engenharia na Europa.

Fonte: O Globo

Leia também