Ir para o conteúdo

sábado, 17 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

COTIDIANO

República é eleita um dos bairros mais legais do mundo pela Time Out

República fica em 25º lugar em ranking da Time Out que reúne os 40 bairros mais legais do mundo em 2026.

Compartilhe
WhatsApp

A República, no Centro de São Paulo, ocupa a 25ª posição no ranking dos 40 bairros mais “cool” do mundo elaborado pela revista britânica Time Out em 2026.

Segundo a publicação, a região se destaca pela combinação de arquitetura, gastronomia, vida noturna, livrarias, cinemas e espaços culturais. O bairro reúne construções de diferentes períodos, como o Edifício Copan, o Edifício Louvre e o Theatro Municipal.

Parte do chamado Centro Novo, a República ganhou importância após a inauguração do Viaduto do Chá, em 1892. A urbanização da área acompanhou a valorização dos terrenos e a expansão de investimentos imobiliários durante os primeiros anos do regime republicano.

Além dos prédios históricos, o bairro abriga galerias, bares, restaurantes e centros culturais. Entre os endereços citados estão a Galeria do Rock, a Galeria Olido, o Bar dos Arcos, no subsolo do Theatro Municipal, e espaços instalados nas galerias do Copan.

A gastronomia também é um dos atrativos da região, com opções como A Casa do Porco, Bar da Dona Onça, Cuia, Brim, Sanduteca e estabelecimentos da Galeria Metrópole. À noite, casas como Tokyo, Cordial e Formosa Hi-Fi mantêm o movimento no bairro.

A República é atendida pelas linhas 3-Vermelha e 4-Amarela do Metrô, além de diversas linhas de ônibus. A região também passa por iniciativas de recuperação de edifícios antigos por meio de projetos de retrofit, embora a produção de moradias para a população de baixa renda ainda avance lentamente.

Fonte: g1

Leia também