Ir para o conteúdo

sábado, 17 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

CULTURA

Programa destaca fé e tradições culturais de Dom Inocêncio

Programa Piauí de Riquezas mostra a fé, o bordado, a música e a culinária de Dom Inocêncio em edição especial pelo Dia do Piauí.

Compartilhe
WhatsApp

O programa Piauí de Riquezas, exibido em 17 de outubro de 2026, apresentou as tradições culturais e religiosas de Dom Inocêncio, no sudoeste do Piauí, em uma edição especial pelo Dia do Piauí, celebrado em 19 de outubro.

A atração mostrou a história do município, cuja origem está ligada ao povoado de Curral Novo e à primeira igreja da cidade. O psicólogo Fagner Nascimento explicou que a estrutura religiosa permanece praticamente a mesma do período de formação do povoado.

A reportagem também abordou a atuação do padre Manuel Lira Parente, apontado como um dos responsáveis pela criação e emancipação de Dom Inocêncio. Segundo o programa, o religioso incentivou iniciativas de educação e a produção de bordados na região.

Conhecida como terra do bordado, Dom Inocêncio mantém a atividade por meio do trabalho de moradoras que aprenderam a técnica com familiares e cursos promovidos no município. A bordadeira Zilnoura Costa contou que começou a estudar a prática na década de 1970 e depois passou a ensinar outras pessoas.

A edição ainda destacou a música local, que rendeu à cidade o título de terra dos sanfoneiros, e a culinária regional, com o preparo de uma coxinha de bode. O episódio está disponível no Globoplay.

Fonte: g1 Piauí

Leia também