A jogadora Tifanny Abreu obteve nesta sexta-feira, 16 de outubro de 2026, uma liminar da Justiça do Rio de Janeiro que autoriza sua participação pelo Osasco na Supercopa Feminina e na Superliga.
A decisão, assinada pelo juiz Antonio Luiz da Fonseca Lucchese, da 44ª Vara Cível da Comarca da Capital, determina que a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) libere a atleta para atuar. Em caso de descumprimento, foi fixada multa de R$ 5 mil por partida.
A CBV informou que cumprirá a ordem judicial em caráter excepcional e provisório, mas pretende apresentar os recursos cabíveis. Segundo a entidade, a questão continua submetida à Justiça Desportiva, onde tramita o Mandado de Garantia nº 002/2026, e aguarda uma decisão definitiva do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O Osasco enfrentou o Praia Clube na Supercopa Feminina de 2026 e fará sua estreia na Superliga em 19 de outubro, contra o Brasília Vôlei/BRB.
A disputa judicial começou depois que a CBV liberou as inscrições das atletas do Osasco, mas manteve pendente a inscrição de Tifanny. A restrição está relacionada à política de elegibilidade anunciada pela entidade em 14 de agosto, que prevê a triagem do gene SRY como critério para a participação na categoria feminina, com exceções previstas no regulamento.
Fonte: O Globo