O Google anunciou em 16 de outubro de 2026 mudanças para aumentar a visibilidade de links de notícias e de outros sites nas respostas geradas pelo Modo IA da busca.
Segundo a empresa, os links contextuais aparecerão com mais frequência e em posições mais altas dentro das respostas produzidas pela inteligência artificial. O Google também informou que ampliará globalmente o carrossel de links exibido abaixo da Visão geral criada por IA, com cartões que reúnem títulos e imagens de conteúdos relacionados à pesquisa.
A companhia ainda pretende priorizar publicações de sites escolhidos pelos usuários como fontes preferidas. O sistema poderá incluir materiais de veículos relevantes publicados em redes sociais e fóruns.
A decisão ocorre após reclamações de empresas e veículos de comunicação sobre a redução de acessos às páginas desde a adoção de resumos gerados por IA nos resultados de busca. Estudos citados na reportagem indicam que respostas automáticas podem diminuir a frequência de cliques em links externos, embora o Google não tenha informado o impacto esperado das mudanças sobre o tráfego dos sites.
O Google começou a incorporar recursos de inteligência artificial à busca há mais de dois anos. Em maio de 2024, lançou a Visão geral criada por IA, que apresenta respostas resumidas diretamente nos resultados; em março de 2025, introduziu o Modo IA, acessado em uma janela separada e com maior quantidade de links.
Fonte: g1