O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu nesta sexta-feira (16) o apoio de líderes europeus durante reunião em Bruxelas, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que ele é mais difícil de lidar do que o presidente russo, Vladimir Putin.
Zelensky disse que é grato ao Conselho da União Europeia, à Comissão Europeia e aos líderes que apoiam a Ucrânia desde o início da guerra. Segundo ele, Kiev quer encerrar o conflito, mas não vê sinais de que a Rússia esteja pronta para isso.
As declarações ocorreram um dia depois de a Ucrânia retomar ataques contra instalações de energia da Rússia. A ofensiva rompeu o acordo anunciado por Trump no domingo para suspender ataques diretos ao setor energético, segundo a reportagem.
Em entrevista à rede americana Newsmax, Trump chamou a retomada dos ataques contra refinarias russas de “uma desgraça” e afirmou que as ações elevam o preço global dos combustíveis. “Não sou um grande fã de Zelensky”, disse o presidente americano, acrescentando que considera o líder ucraniano mais difícil de lidar do que Putin.
O presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, afirmou que não é momento de retirar o apoio à Ucrânia nem de aliviar as sanções contra a Rússia. O acordo sobre a venda de diesel russo ao mercado internacional também foi criticado por aliados europeus, que o consideraram favorável a Moscou.
As divergências entre Trump e Zelensky se aprofundaram após ataques russos contra Kiev, que, segundo a reportagem, deixaram dois mortos e mais de 600 mil pessoas sem energia elétrica. O presidente ucraniano também mencionou limitações no sistema Starshield e supostas ameaças de suspensão do compartilhamento de inteligência pelos Estados Unidos.
A rede de comunicação via satélite foi discutida na reunião europeia. A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, afirmou que o Starlink é necessário para a Ucrânia e que o bloco não tem capacidade de substituí-lo no curto prazo.
Elon Musk, proprietário da SpaceX, negou que a empresa tenha provocado interrupções no Starshield e disse que eventuais limitações são controladas pelo governo americano. Em meio às acusações ucranianas, ele pediu a saída de Zelensky e a convocação de novas eleições.
Fonte: O Globo