Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Vaticano anuncia participação de Leão XIV no Angelus deste domingo

Vaticano anuncia que Leão XIV participará do Angelus neste domingo, após cirurgia para remoção de tumor cancerígeno no pulmão.

Compartilhe
WhatsApp

O papa Leão XIV participará da oração do Angelus neste domingo (18), informou o Vaticano nesta sexta-feira (16). O anúncio ocorre após o pontífice ser submetido a uma cirurgia para remover um tumor cancerígeno no pulmão direito.

O Vaticano não informou se Leão XIV estará presencialmente na Praça de São Pedro. Para isso, o pontífice precisaria receber alta do Hospital Gemelli, em Roma, onde está internado.

Também é possível que a participação ocorra remotamente, a partir do hospital. Segundo a Santa Sé, o papa realiza de forma independente suas atividades diárias e continua fazendo fisioterapia respiratória.

O boletim médico divulgado nesta sexta-feira apontou uma "melhora constante" no estado de saúde de Leão XIV. Na segunda-feira, o Vaticano havia anunciado o cancelamento de todas as audiências do pontífice até 20 de outubro.

Leão XIV foi operado na terça-feira (13), após a identificação de um nódulo no pulmão direito. O procedimento durou cerca de 90 minutos, e os médicos constataram que o tumor era cancerígeno.

Durante a internação, o papa celebrou uma missa em uma sala preparada no décimo andar do hospital para profissionais de saúde que estavam de folga e integrantes do Corpo de Gendarmeria do Vaticano. Na homilia, agradeceu à equipe pelo atendimento prestado aos pacientes e pelos cuidados recebidos.

Na quarta-feira (14), Leão XIV divulgou sua primeira mensagem pública após a cirurgia. Em um texto dirigido a participantes de um simpósio sobre família e Igreja, pediu orações e agradeceu pelo trabalho realizado no encontro.

Fonte: O Globo

Leia também