Ir para o conteúdo

sexta-feira, 16 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

EDUCAÇÃO

MPCE recebe inscrições para concurso de vídeos sobre violência nas escolas

MPCE recebe até 15 de novembro vídeos de estudantes sobre prevenção da violência e promoção da cultura de paz nas escolas.

Compartilhe
WhatsApp

O Ministério Público do Ceará (MPCE) recebe até 15 de novembro inscrições para o concurso estadual de vídeos “Desafio Previne — #MinhaEscolaSemViolência”, voltado a estudantes de escolas públicas e privadas vinculadas ao Programa Previne.

As inscrições devem ser feitas pela internet, por meio de formulário disponível no site do MPCE. O concurso é organizado pelo Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc) e pelo Programa Previne — Violência nas escolas, não!.

A competição tem categorias para escolas estaduais, municipais e de livre iniciativa. Cada unidade poderá inscrever um vídeo vertical de até dois minutos sobre bullying e cyberbullying, combate às drogas e à influência de organizações criminosas entre estudantes ou cultura de paz.

O trabalho deve ser produzido sob orientação de um professor e por uma equipe de até três estudantes regularmente matriculados e frequentes. O grupo precisa ter, obrigatoriamente, ao menos um integrante do gênero masculino e um do gênero feminino.

Segundo o MPCE, a iniciativa busca incentivar a participação de crianças e adolescentes na promoção da cultura de paz, do respeito às diferenças, da inclusão e da convivência saudável no ambiente escolar.

Os vídeos serão avaliados por uma comissão formada por membros e servidores do Ministério Público entre 16 e 30 de novembro de 2026. As equipes classificadas serão anunciadas até 1º de dezembro, e o resultado final está previsto para 4 de dezembro, durante o encerramento anual do Programa Previne, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Fortaleza.

Na primeira colocação, cada aluno da equipe receberá um smartphone e uma medalha. A premiação também inclui tablets para o professor-orientador e integrantes da Comissão de Proteção da escola ou responsável pela Comissão Regional, além de troféu para a unidade de ensino. Para os segundo e terceiro lugares, estão previstas medalhas para estudantes, professor-orientador e um integrante da Comissão de Proteção, além de troféu para a escola.

Fonte: g1 Ceará

Leia também