Adilson Alves Viana, de 53 anos, denunciou ter sido agredido por quatro homens que atuariam como seguranças nas proximidades do Complexo Crocobeach, na Praia do Futuro, em Fortaleza, na terça-feira (13). Segundo o boletim de ocorrência, ele foi abordado após sair do mar e acusado de roubar uma bolsa.
De acordo com o relato de Adilson à TV Verdes Mares, os homens aplicaram um golpe conhecido como “mata-leão” e usaram um objeto descrito por ele como uma mangueira com ferro. Ele afirmou que perdeu a consciência e, ao recobrá-la, estava ferido e desorientado na faixa de areia.
O homem teve hematomas pelo corpo, um dente quebrado e um corte no rosto. Após deixar o local, foi levado por familiares a uma Unidade de Pronto Atendimento e depois encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), onde passou por exames.
A filha de Adilson, Alessandra Viana, afirmou que o pai foi abordado por ser negro e pobre e classificou o episódio como racismo. A esposa dele, Maria Daniele Alves dos Santos Viana, também declarou acreditar que a abordagem foi motivada por preconceito. As alegações ainda são investigadas e não há, no relato divulgado, conclusão oficial sobre a motivação das agressões.
Em nota, a Crocobeach afirmou que tomou conhecimento do episódio ocorrido nas proximidades da barraca, repudiou qualquer forma de violência ou discriminação e disse estar colaborando com as autoridades. A empresa declarou que permanece à disposição da família e da polícia para fornecer informações.
A Polícia Civil informou que o 15º Distrito Policial conduz as investigações. A família solicitou imagens de câmeras de segurança que possam ter registrado a abordagem. Até a publicação da reportagem, não havia informação sobre prisões ou indiciamentos.
Fonte: g1 Ceará