Ir para o conteúdo

sexta-feira, 16 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Embaixador chinês diz que Pequim venceria conflito com Filipinas

Embaixador chinês afirma que Pequim venceria facilmente um conflito com as Filipinas, mas diz que o país não escolheria usar a força.

Compartilhe
WhatsApp

O embaixador da China nas Filipinas, Jing Quan, afirmou em 16 de outubro que Pequim poderia "vencer facilmente" um eventual conflito com Manila, embora tenha dito que o país não escolheria usar a força.

Durante um discurso em uma escola de Manila, o diplomata declarou que as Filipinas deveriam se considerar afortunadas por terem a China como vizinha. Segundo ele, Pequim "ama a paz" e não optaria por um confronto.

O governo filipino lamentou as declarações e afirmou que a escolha de palavras do embaixador parece transmitir uma "ameaça velada" de uso da força.

China e Filipinas registram confrontos recorrentes entre embarcações no Mar do Sul da China, alguns deles com feridos. Pequim reivindica a maior parte da região, apesar de uma decisão internacional ter concluído que essa pretensão não tem base legal.

As declarações ocorreram um dia depois de o chefe da Defesa das Filipinas classificar a China como uma "perturbadora" da estabilidade regional.

Fonte: O Globo

Leia também