Ir para o conteúdo

sexta-feira, 16 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Alemanha impede entrada de mexicano com 92 répteis na bagagem

Mexicano é barrado na Alemanha com 92 répteis na bagagem e afirma que levaria os animais a pedido de um conhecido brasileiro.

Compartilhe
WhatsApp

Um mexicano de 45 anos foi impedido de entrar na Alemanha após agentes encontrarem 92 répteis escondidos em sua bagagem no Aeroporto de Colônia-Bonn. O carregamento incluía 37 cobras venenosas, entre víboras e cascavéis, e 55 lagartos.

O homem, identificado como bombeiro, chamou a atenção dos funcionários por estar visivelmente nervoso ao passar pela saída verde do aeroporto, destinada a passageiros sem mercadorias a declarar. Uma inspeção foi realizada depois que um teste de detecção de drogas apontou resultado positivo para cocaína, mas nenhum entorpecente foi localizado.

Os animais estavam em frascos de xampu e creme, recipientes de plástico e bolas feitas com meias. Segundo Jens Ahland, porta-voz da Alfândega de Colônia, alguns répteis morreram durante o transporte, iniciado na Cidade do México, com escala em Istambul, na Turquia.

Questionado pelas autoridades, o mexicano afirmou que levava os animais como favor para um conhecido brasileiro. O nome da pessoa não foi divulgado, e não há informações sobre o destino final dos répteis ou sobre possíveis compradores.

A entrada do homem na Alemanha foi recusada, e ele foi enviado de volta a Istambul. Os animais que sobreviveram foram encaminhados a um criadouro de cobras no país para receber cuidados.

A Alfândega alemã não informou se os répteis seriam comercializados nem se o caso envolve tráfico de espécies protegidas. Em 2025, o órgão registrou mais de 1.300 apreensões relacionadas a animais, plantas protegidos e produtos feitos com eles, envolvendo mais de 56.600 espécimes.

Fonte: O Globo

Leia também