Ir para o conteúdo

quarta-feira, 14 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Sally Rooney deixará de ter novos livros distribuídos no Reino Unido

Sally Rooney deixará de ter novos livros distribuídos no Reino Unido após apoiar o Palestine Action, banido pelo governo britânico.

Compartilhe
WhatsApp

A escritora irlandesa Sally Rooney deixará de ter novos exemplares de seus livros distribuídos no Reino Unido após declarar apoio ao Palestine Action, grupo incluído pelo governo britânico na lista de organizações terroristas em 2025.

A decisão foi tomada em acordo com a editora Faber & Faber. Segundo a empresa, a legislação antiterrorismo do Reino Unido impede o repasse de direitos autorais à autora depois que ela afirmou que destinaria parte de seus lucros ao grupo.

A medida não retira imediatamente os livros das livrarias britânicas. Os exemplares já disponíveis poderão continuar sendo vendidos, mas a editora deixará de fornecer novas unidades no país; a comercialização em outros mercados também não será afetada.

Rooney afirmou que está preparada para aceitar as consequências de sua posição. A autora publicou em agosto de 2025 um artigo no jornal irlandês The Irish Times no qual confirmou que continuaria apoiando o Palestine Action, que não é proibido na Irlanda, onde ela vive.

O grupo foi banido no Reino Unido depois que integrantes invadiram uma base da Força Aérea britânica e danificaram dois aviões militares, segundo o governo. Pela legislação do país, o financiamento de organizações classificadas como terroristas pode resultar em pena de até 14 anos de prisão.

Rooney é autora de Pessoas Normais, que vendeu mais de 1 milhão de exemplares no Reino Unido, além de Conversas Entre Amigos e Belo Mundo, Onde Você Está. Em setembro de 2025, ela não participou de uma cerimônia de premiação em Londres após ser aconselhada a não viajar ao Reino Unido por causa do risco de prisão relacionado ao seu apoio ao grupo.

Fonte: g1

Leia também