Ir para o conteúdo

quarta-feira, 14 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

GOVERNO

Maria Gabriela Bessa coordenará transição para governo de Douglas Ruas no RJ

Maria Gabriela Bessa coordenará a transição para o governo de Douglas Ruas, que assumirá o comando do Rio de Janeiro em 2027.

Compartilhe
WhatsApp

Maria Gabriela Bessa, atual secretária estadual de Cidades, foi designada para coordenar a transição para o governo do governador eleito do Rio de Janeiro, Douglas Ruas (PL), que assumirá o cargo em 2027. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (14), após a publicação de decreto que regulamenta o processo.

O decreto, assinado pelo governador em exercício, Ricardo Couto, determina que a transição deverá garantir a continuidade dos serviços públicos e fornecer à próxima gestão informações para iniciar o programa de governo. O processo começou com a publicação da norma e será encerrado na posse de Ruas.

Maria Gabriela Bessa é gestora pública e socióloga, com especialização em política e planejamento urbano. Ela assumiu a Secretaria de Cidades após Douglas Ruas deixar a pasta.

Segundo a equipe de transição, Bessa será responsável por organizar o fluxo de informações e reunir dados para o planejamento da próxima administração. Ela afirmou que o trabalho terá como objetivo produzir um diagnóstico da administração estadual, alinhar prioridades e preparar a nova gestão.

Os trabalhos serão acompanhados por uma Comissão de Transição Governamental presidida pelo secretário da Casa Civil, Flávio de Araújo Willeman. O grupo também terá representantes das secretarias de Planejamento e Gestão, Fazenda, Infraestrutura e Obras Públicas e da Procuradoria-Geral do Estado.

O governador eleito poderá indicar até cinco integrantes para acompanhar o processo e ter acesso às informações reunidas pela comissão. Ruas ainda deverá encaminhar os nomes que farão parte da equipe de transição.

De acordo com o decreto, os secretários estaduais deverão enviar até 30 de outubro relatórios sobre programas realizados e em andamento, medidas que exigirão decisões nos primeiros 100 dias do próximo governo, projetos pendentes ou interrompidos e a situação das contas públicas estaduais.

Fonte: g1

Leia também