Ir para o conteúdo

terça-feira, 13 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ELEIÇÕES

Zonas eleitorais de Teresina iniciam preparação de urnas para o 2º turno

Cartórios eleitorais de Teresina iniciaram a preparação das mídias e urnas que serão usadas no segundo turno, em 25 de outubro.

Compartilhe
WhatsApp

Os cinco cartórios eleitorais de Teresina iniciaram nesta terça-feira (13) a preparação das mídias de resultado e das urnas eletrônicas que serão usadas no segundo turno das Eleições Gerais de 2026, marcado para 25 de outubro. ([tre-pi.jus.br](https://www.tre-pi.jus.br/comunicacao/noticias/2026/Outubro/eleicoes-2026-zonas-eleitorais-preparam-midias-e-urnas-para-a-votacao-do-2o-turno?utm_source=openai))

Durante o procedimento, são gerados os pen drives que serão inseridos nas urnas. Após a instalação, os equipamentos realizam testes automáticos dos sistemas, da bateria, do teclado, do sinal sonoro, da tela e do áudio, além de fazerem a transição do primeiro para o segundo turno. ([tre-pi.jus.br](https://www.tre-pi.jus.br/comunicacao/noticias/2026/Outubro/eleicoes-2026-zonas-eleitorais-preparam-midias-e-urnas-para-a-votacao-do-2o-turno?utm_source=openai))

Nesta terça-feira, as zonas eleitorais 1ª, 2ª, 63ª, 97ª e 98ª geraram suas mídias de resultado. A 63ª Zona Eleitoral também preparou 365 urnas. O cronograma prevê a continuidade dos trabalhos até 20 de outubro, com a preparação de 395 urnas na 98ª Zona, 350 na 1ª, 358 na 2ª e 420 na 97ª. ([tre-pi.jus.br](https://www.tre-pi.jus.br/comunicacao/noticias/2026/Outubro/eleicoes-2026-zonas-eleitorais-preparam-midias-e-urnas-para-a-votacao-do-2o-turno?utm_source=openai))

As cerimônias são públicas e acompanhadas por juízas e juízes eleitorais e por representantes do Ministério Público Eleitoral. Também podem participar integrantes da OAB-PI, partidos políticos, federações, coligações, imprensa e sociedade civil, conforme os editais publicados pela Justiça Eleitoral. ([tre-pi.jus.br](https://www.tre-pi.jus.br/comunicacao/noticias/2026/Outubro/eleicoes-2026-zonas-eleitorais-preparam-midias-e-urnas-para-a-votacao-do-2o-turno?utm_source=openai))

Fonte: Conecta Piauí

Leia também