Ir para o conteúdo

terça-feira, 13 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA

Inflação da Argentina fica abaixo de 2% pelo segundo mês seguido

A inflação da Argentina foi de 1,9% em setembro e ficou abaixo de 2% pelo segundo mês consecutivo, segundo dados do governo.

Compartilhe
WhatsApp

A inflação ao consumidor na Argentina foi de 1,9% em setembro, mantendo-se pelo segundo mês consecutivo abaixo de 2%, segundo dados divulgados pelo governo nesta terça-feira (13).

Na comparação anual, a inflação acumulada em 12 meses recuou para 33,4%. As tarifas de serviços públicos e os preços da educação lideraram as altas, enquanto os alimentos, que têm o maior peso no índice, subiram ligeiramente acima da média geral.

O controle da inflação é uma das principais prioridades do presidente Javier Milei, que assumiu o cargo em dezembro de 2023, quando os aumentos anuais de preços estavam na casa dos três dígitos.

As medidas adotadas pelo governo incluem câmbio valorizado, política monetária restritiva e austeridade fiscal. Segundo o conteúdo original, essas políticas também têm prejudicado o crescimento econômico.

A economia argentina contraiu-se no segundo trimestre, e economistas consultados pelo banco central preveem nova queda no terceiro trimestre, o que configuraria uma recessão técnica. A previsão é de crescimento de 1,5% em 2026, cerca de metade do percentual projetado pelos investidores no início do ano.

De acordo com a pesquisa do banco central, a inflação mensal deve ficar entre 1,6% e 1,8% até março de 2027. A expectativa é que a inflação acumulada em 12 meses recue para 30% até o fim deste ano.

Fonte: O Globo

Leia também