Ir para o conteúdo

terça-feira, 13 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Ataque hacker atinge sistemas de refrigeração de supermercados na França

Ataque cibernético atinge sistemas de refrigeração de pelo menos 380 supermercados na França e provoca descarte de alimentos.

Compartilhe
WhatsApp

Um ataque cibernético atingiu, nesta semana, os sistemas de refrigeração de pelo menos 380 supermercados na França. O alvo foram equipamentos fabricados pela dinamarquesa Danfoss, segundo a empresa e redes varejistas.

Cerca de 300 lojas das redes Intermarché e Netto foram afetadas, assim como 80 unidades da Coopérative U. O Grupo Casino informou que 5% das lojas da rede Monoprix também sofreram impacto, sem detalhar quantas unidades isso representa.

Em algumas lojas, funcionários precisaram descartar alimentos que dependiam de refrigeração, conforme relatos e fotografias feitos em supermercados. Em outras, técnicos conseguiram agir a tempo de evitar perdas, segundo Dominique Schelcher, presidente da Coopérative U.

Schelcher classificou o ataque como "sem precedentes", "inesperado" e "extremamente grave". Segundo ele, a falha de refrigeração pode causar prejuízos de dezenas de milhares de dólares em um supermercado pequeno e chegar a cerca de US$ 220 mil em um hipermercado.

Julien Fréret, gerente de um supermercado no norte da França, afirmou à Reuters que a unidade sofreu "perda total dos produtos frescos e congelados".

A porta-voz da Danfoss, Kirsten Tate, disse que um "número limitado" de sistemas de gerenciamento de refrigeração foi afetado, principalmente equipamentos desatualizados que já não recebiam atualizações de software ou segurança. A empresa afirmou estar em contato com os clientes atingidos.

Ninguém reivindicou a autoria do ataque. O Ministério Público de Paris informou que sua divisão de crimes cibernéticos tenta identificar as vítimas e relacionar o ataque aos danos relatados, incluindo deterioração de alimentos e incêndios.

Fonte: O Globo

Leia também