Caetano Veloso interpreta “João”, single de Cézar Mendes lançado na sexta-feira, 25 de setembro de 2026, em homenagem ao músico João Gilberto. A faixa tem letra de Arnaldo Antunes e antecipa o segundo álbum de Mendes, previsto para chegar ao público em novembro.
O samba-canção foi composto por Cézar Mendes em 2020 e apresentado por ele a João Gilberto, que morreu em 6 de julho de 2019. Segundo informações divulgadas sobre o lançamento, a música foi concebida como uma homenagem ao criador da bossa nova e reúne a voz de Caetano a uma produção musical de Mario Adnet.
A gravação não segue apenas o formato de voz e violão associado à obra de João Gilberto. O arranjo inclui cordas da St. Petersburg Studio Orchestra e a participação de músicos como Marcelo Costa, Jorge Helder, Marcos Nimrichter e Eduardo Neves.
A parceria também retoma a relação artística de Caetano Veloso com Cézar Mendes. Em 1998, os dois compuseram “Aquele frevo axé”, gravada por Gal Costa no álbum homônimo.
O lançamento reforça a ligação de Caetano com João Gilberto, influência que marcou sua trajetória desde o fim dos anos 1950. A música também dialoga com “Coração vagabundo”, canção de 1967 associada ao período em que Caetano e Gal Costa gravaram juntos.
Fonte: G1